EM REVISTA: MARIO BOTTA
NA ART BASEL
EM MIAMI BEACH 2018

UMA COLABORAÇÃO ARTÍSTICA

Por ocasião do lançamento da sua última inovação da Platinum Rare Collection, a La Prairie encomendou ao arquiteto de renome suíço, Mario Botta, a criação de uma escultura arquitetónica exclusiva, inspirada na origem da vida, para expor no pavilhão da La Prairie na Sala dos colecionadores, na edição de 2018 da Art Basel em Miami Beach.

A INSPIRAÇÃO

“A vida começa no mais íntimo e acolhedor dos espaços e eu quis oferecer novamente essa experiência, isto é, a oportunidade de refletir acerca da origem da vida.” - Mario Botta

A ARQUITETURA

As elegantes lâminas de madeira na vertical, alinhadas em curvas orgânicas e femininas, convidam o espetador a explorar o que se encontra lá dentro. Um biombo de painéis com um design engenhoso separa dois bancos minimalistas, cada um colocado num espaço curvo idêntico. Simultaneamente escultura e estrutura, a instalação combina os códigos da Bauhaus, tão intimamente ligados à própria estética da La Prairie.

A EXPERIÊNCIA

Uma vez lá dentro, o espetador transforma-se em participante, usufruindo do espaço parentético como uma pausa do mundo exterior, um lugar onde o tempo para. Uma paisagem sonora concebida especialmente para a instalação envolve o participante numa composição de sons que enriquece a intimidade do interior. Sentados cada um num banco, os participantes espiam-se um ao outro através do biombo. Portanto, ambos partilham uma sensação única, embora fugazmente.

A ORIGEM DA VIDA

Com esta última colaboração artística suíça, a construção inspiradora do Sr. Botta oferece uma experiência completamente singular, envolvente e fora do comum, que destaca as origens da vida.

“O rejuvenescimento, para mim, é a arte de recuperar o vigor ou a aparência da juventude sem perder o contacto com aquilo que é e aquilo que foi.”

O ARTISTA

Nascido em Mendrisio, em 1943, Mario Botta começou a sua carreira a trabalhar com Le Corbusier e Louis Kahn. Muito influenciado pelos dois grandes mestres, o seu vocabulário arquitetónico evoluiu para o design de formas puras, imponentes, geométricas. Todas as suas obras têm um manto de sacralidade, através do qual demonstra a importância da arquitetura como forma de expressão da memória humana. Photo credit: Nicola Gnesi – Courtesy of Fondazione Henraux.

UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA COM A ARTE

Com esta nova parceria, a La Prairie tem o prazer de continuar a sua série de colaborações com artistas suíços em 2018. Para a edição de 2018 do Art Basel em Hong Kong, a La Prairie encomendou uma instalação filmográfica sobre o poder da luz a Julian Charrière, em homenagem ao White Caviar Crème Extraordinaire da La Prairie. A edição de 2018 do Art Basel em Basel foi testemunha da colaboração da La Prairie com Manon Wertenbroek, uma série de trabalhos fotográficos que destacavam o design, a ciência e a indulgência do Skin Caviar Premier.

UM ENVOLVIMENTO CRIATIVO

Em honra à dedicação contínua do Sr. Botta e à importância da experiência artística partilhada, a La Prairie vai fazer uma doação à Fondazione Teatro dell’Architettura, um novo centro cultural concebido pelo artista.

A sua loja mais próxima

+