LA PRAIRIE
CONVIDA
MARIO BOTTA

UMA COLABORAÇÃO ARTÍSTICA

Por ocasião do lançamento da sua última inovação da Platinum Rare Collection, a La Prairie encomendou ao arquitecto de renome suíço, Mario Botta, a criação de uma escultura arquitectónica exclusiva, inspirada na origem da vida. A instalação imersiva estará exposta no pavilhão da La Prairie na Sala dos colecionadores, na Art Basel em Miami Beach, de 6 a 9 de dezembro de 2018.

A INSPIRAÇÃO

“A vida começa no mais íntimo e acolhedor dos espaços e eu quis oferecer novamente essa experiência, isto é, a oportunidade de refletir acerca da origem da vida.” - Mario Botta

A ARQUITETURA

As elegantes lâminas de madeira na vertical, alinhadas em curvas orgânicas e femininas, convidam o espetador a explorar o que se encontra lá dentro. Um biombo de painéis com um design engenhoso separa dois bancos minimalistas, cada um colocado num espaço curvo idêntico. Simultaneamente escultura e estrutura, a instalação combina os códigos da Bauhaus, tão intimamente ligados à própria estética da La Prairie.

A EXPERIÊNCIA

Uma vez lá dentro, o espetador transforma-se em participante, usufruindo do espaço parentético como uma pausa do mundo exterior, um lugar onde o tempo para. Uma paisagem sonora concebida especialmente para a instalação envolve o participante numa composição de sons que enriquece a intimidade do interior. Sentados cada um num banco, os participantes espiam-se um ao outro através do biombo. Portanto, ambos partilham uma sensação única, embora fugazmente.

A ORIGEM DA VIDA

Com esta última colaboração artística suíça, a construção inspiradora do Sr. Botta oferece uma experiência completamente singular, envolvente e fora do comum, que destaca as origens da vida.

“O rejuvenescimento, para mim, é a arte de recuperar o vigor ou a aparência da juventude sem perder o contacto com aquilo que é e aquilo que foi.”

O ARTISTA

Nascido em Mendrisio, em 1943, Mario Botta começou a sua carreira a trabalhar com Le Corbusier e Louis Kahn. Muito influenciado pelos dois grandes mestres, o seu vocabulário arquitetónico evoluiu para o design de formas puras, imponentes, geométricas. Todas as suas obras têm um manto de sacralidade, através do qual demonstra a importância da arquitetura como forma de expressão da memória humana. Photo credit: Nicola Gnesi – Courtesy of Fondazione Henraux.

UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA COM A ARTE

Com esta nova parceria, a La Prairie tem o prazer de continuar a sua série de colaborações com artistas suíços em 2018. Para a edição de 2018 do Art Basel em Hong Kong, a La Prairie encomendou uma instalação filmográfica sobre o poder da luz a Julian Charrière, em homenagem ao White Caviar Crème Extraordinaire da La Prairie. A edição de 2018 do Art Basel em Basel foi testemunha da colaboração da La Prairie com Manon Wertenbroek, uma série de trabalhos fotográficos que destacavam o design, a ciência e a indulgência do Skin Caviar Premier.

UM ENVOLVIMENTO CRIATIVO

Em honra à dedicação contínua do Sr. Botta e à importância da experiência artística partilhada, a La Prairie vai fazer uma doação à Fondazione Teatro dell’Architettura, um novo centro cultural concebido pelo artista.

A sua loja mais próxima

+