EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: EYES IN FOCUS

ART BASEL IN BASEL 2019

Deslizar para explorar

A OBRA DE ARTE

DANIELA DROZ

DANIELA DROZ

NAMSA LEUBA

NAMSA LEUBA

SENTA SIMOND

SENTA SIMOND

Résonance I

Na sua série “Résonance”, apresentada na Art Basel 2019, Daniela Droz utiliza a noção de sombra como um marcador da passagem do tempo. As várias camadas da imagem são criadas projetando luz numa superfície, construída com vidros de janelas e espelhos, que depois é fotografada. Tal como os seus trabalhos para a La Prairie são montados em espelhos, as peças de Daniela Droz refletem o espectador enquanto este observa as imagens.
Leia mais

Résonance II

“Résonance II” apresenta um azul vivo e, tal como outros trabalhos desta série, trata a relação entre o espaço privado e o observador, quando este olha para a obra, e o espaço exterior, partilhado com outras pessoas do espaço. Ambos os mundos reencontram-se nas figuras abstratas do imaginário de Daniela.
Leia mais

Résonance III

O terceiro trabalho de Daniela partilha, com todas as outras fotografias suas, uma abordagem comum impulsionada pelo desejo de procurar rastos de beleza e perfeição. Em “Résonance III”, as zonas claras e escuras estão estruturadas pelas linhas claras, proporcionando harmonia e equilíbrio ao trabalho.
Leia mais
Résonance I
Résonance II
Résonance III

Nanihi I

A série de Namsa Leuba concebida para a La Prairie trata a noção do tempo e esta imagem não é exceção. A mulher retratada tapa os olhos na esperança de escapar à passagem do tempo. A sua postura lembra as pinturas clássicas do passado, embora implementada com meios contemporâneos. A imagem é enquadrada por elementos gráficos e de cor que reforçam as emoções evocadas de uma forma abstrata.
Leia mais

Hitiata

Este trabalho representa o momento presente. O tempo permanece parado enquanto o observador é confrontado com o olhar direto da mulher.
Leia mais

Nanihi II

A memória do passado esbate-se e desfoca-se. Esta imagem recorda ao espectador a passagem do tempo e os desafios de viver no agora absoluto.
Leia mais
Nanihi I
Hitiata
Nanihi II

Lucia

Para o seu trabalho, Senta Simond tirou uma série de retratos de mulheres jovens. As suas modelos não são profissionais, mas mulheres da sua envolvência, autênticas, naturais, sem afetação. As imagens permitem ao espectador imergir completamente na beleza do olhar da mulher retratada, à medida que observa o retrato como uma pintura.

Nesta fotografia, o rosto de Lucia, visto de uma perspetiva lateral, é iluminado pela luz, enquanto olha para além da figura da fotógrafa. Apresenta-se perante o olhar da fotógrafa mas está simultaneamente ausente e intangível.

Leia mais

Laura

Nas obras de Senta Simond concebidas para a La Prairie, o olhar serve como um elemento estrutural e como uma ferramenta para exprimir diversas emoções. Esta imagem apresenta uma jovem mulher que olha fixamente para baixo, o que evita o contacto direto com o observador, mantendo portanto uma forte presença interior.
Leia mais

Emma

Emma olha para além da câmara, para o canto esquerdo do enquadramento. Como em outras imagens desta série, o seu rosto ocupa a quase totalidade do espaço. Uma vez mais, o seu olhar foge do observador, num ato de deceção.
Leia mais

Lucia II

A modelo inclina ligeiramente a cabeça e olha para o canto inferior da imagem. A sombra dos olhos, das pestanas e do nariz estruturam a obra com uma dinâmica gráfica. A apresentação do ser para a fotógrafa é acompanhada por uma negação total do espectador. A jovem mulher na obra de Senta Simond, embora seja sempre contemporânea, apresenta sempre posturas românticas, que lembram os retratos estilizados se Hollywood do século passado. Ao contrário das divas do cinema, aqui mantêm sempre o poder.
Leia mais

Lisa

Lisa parece assustada pela câmara. Os olhos muito abertos e os lábios entreabertos, encara o observador com um gesto de abertura total. Há uma ligação crua e imediata entre o espectador e a modelo que domina esta imagem e revela uma combinação de vulnerabilidade e força.
Leia mais
Lucia
Laura
Emma
Lucia II
Lisa
Outras edições da Art Basel
Hong Kong 2019
Esculturas de luz
Explorar edição
Arraste e selecione a edição